quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Numa excursão marcada pela diferença... AJS leva teatro e educação à Praia da Caota

A excursão de carácter recreativo e educativo, que teve lugar, no transacto dia 23/09, na praia da Caotinha, um canto turístico de referência obrigatória em Benguela, constituiu o ponto mais alto das actividades agendadas para o mês de Setembro. Sob o lema “Com preconceito você não vê as coisas tal como elas são”, o evento juntou mais de 90 jovens vindos do Lobito, Catumbela, Benguela e Baía Farta.
Teatro, poesia, jogral, corrida de sacos, partidas de futebol, rechearam a excursão, que conseguiu ocupar o tempo livre da juventude de forma construtiva, com os olhos postos na cidadania activa e na mudança de atitude ante às Infecções de Transmissão sexual (ITS). Tanta foi a força do evento, que cerca de 25 banhistas encontrados no local se juntaram à festa.
Estando próximo o fim da terceira fase de implementação do Projecto “Viver Contra a Sida, Cidadania e Saúde preventiva”, a excursão foi igualmente uma oportunidade de auscultar opiniões dos participantes sobre as actividades que vêm sendo realizadas de forma directa em algumas comunidades da periferia do Lobito (São João e Santa-Cruz, Lobito, Curral e alto Chimbuila, Catumbela) e, de modo geral, aos restantes municípios do litoral da província, Benguela e Baia Farta.
A Coordenação Executiva da AJS e a equipa gestora do Projecto avaliaram de muito encorajadora a primeira experiência com excursões à dimensão tri-municipais.
Aliás, satisfação foi também o que revelou o professor Alfredo Lobito, em representação da Escola “Bom Samaritano”, plantada no morro da Kalumba-Lobito, para quem eventos deste tipo são de louvar e devem continuar.
Para Félix Rodrigues “Guy”, um dos responsáveis do grupo de teatro de intervenção formado por activistas voluntários pela AJS, a actividade exigiu grande responsabilidade, dada a tendência juvenil de irreverência. Gostou, no entanto de ver “convidados a se divertirem”, disse.
Fonte: Boletim "A Voz do Olho", Setembro /07 (AV-O/ Palmas da Paz)

Sem comentários:

Dê suas mãos às comunidades!

Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...