segunda-feira, 21 de junho de 2010

Encontro Provincial de CATV's e PTV's ultima preparativos


O primeiro grande encontro de reflexão teve lugar no município do Balombo, em Julho de 2008, seguido do município da Ganda. Hoje, passados já três anos, as nossas atenções estão voltadas para o Chongorói, que vai acolher o III encontro Provincial de CATV’s e PTV’s nos dias 9, 10 e 11 de Julho.
Texto/foto: Aline Monteiro (MdM)
 
Participam cerca de cem técnicos dos CATV’s (Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária), PTV’s (Programa da Prevenção da Transmissão Vertical), Farmácia, Laboratório, CPN (Consultas de Pré-Natal), Consultas de clínica geral, TARV (Terapia Anti Retro Viral) e funcionários administrativos do Programa Provincial de Luta contra a SIDA em Benguela. Os temas estão ligados à ética e deontologia profissional, o seguimento e acompanhamento aos portadores do VIH, aconselhamento e preenchimento das fichas e dos protocolos instituídos pelo Instituto Nacional de Luta contra a SIDA.

O actual contexto mundial da SIDA, e em particular na África Subsaariana, obriga a que muitos Estados disponham de políticas que tendem a reduzir o impacto da epidemia a todos os níveis. Diariamente, em todo o mundo são diagnosticados novos casos de infecção pelo VIH/SIDA, sendo as relações sexuais a principal via de transmissão. No entender dos organizadores, o Encontro Provincial de CATV’s e PTV’s é também uma dessas medidas que contribuem na redução de novas infecções. Também tem o seu lado recreativo e turístico.

Ao longo desses anos, pequenas oficinas de trabalho já aconteciam entre funcionários dos CATV’s. Campanhas de sensibilização, seguimento dos vários utentes que diariamente acorrem aos (CATV’s), palestras, debates, entre outras acções desenvolvidas no âmbito da prevenção do VIH/SIDA, dominavam as agendas de trabalhos destes encontros; até que surgiu a ideia e necessidade de se organizar um encontro provincial de larga dimensão, com todos os técnicos de saúde, ligados à esta área do saber, visando estreitar os laços de colaboração e relacionamento entre os técnicos, reflectir sobre o seu desempenho e uniformizar as acções e o padrão de serviços no combate à SIDA, sem, contudo, descartar que, na prática, cada unidade sanitária tem as suas especificidades.

O encontro provincial de CATV’s é iniciativa da ONG Médicos del Mundo Espanha (MdM) e seus parceiros, tais como a Direcção Provincial da saúde de Benguela, através do Programa Provincial de Luta contra a SIDA. A MdM, desenvolve projectos na província de Benguela desde Setembro 2003, quando foram postos ao dispor da população os quatro CATV’s.

Até lá não se esqueça, use o Preservativo nas relações sexuais.

Boletim "A Voz do Olho", Abril-Maio 2010, Veículo informativo, educativo e cultural da ONG AJS-Associação Juvenil para a Solidariedade, Lobito, Benguela, Angola 

Sem comentários:

Dê suas mãos às comunidades!

Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...