quinta-feira, 12 de julho de 2007

Depois das escolas, activistas sensiblizam na rua

Realizou-se, de 15 a 18 de Maio, a primeira fase da campanha de sensibilização interpessoal, nos bairros de Santa-Cruz e São João, no Lobito, e Curral, na Catumbela. Cerca de 357 pessoas, sendo 178 do sexo feminino e 179, do sexo masculino, em idade média entre 14 a 45 anos foram abordadas pelos activistas do Projecto “Viver Contra a Sida-3, Cidadania e Saúde Preventiva, e por activistas voluntários.

Segundo o Responsável da AJS, Edmundo Francisco, o objectivo da sensibilização na rua era o de reforçar o grau de conhecimentos das comunidades sobre as ITS e VIH/Sida e as formas de combate. Aquele educador social considerou ainda a actividade uma oportunidade de intensificar o contacto directo com o grupo-alvo, constituído maioritariamente por famílias de baixa renda familiar.

Para os activistas, durante quatro dias no terreno, foram vividos momentos divertidos, mas também preocupantes, e apontam entre as questões mais sérias o facto de existirem pessoas que nunca ouviram falar de ITS nem do VIH/Sida.

Note-se que as actividades directas nas escolas e as sensibilizações deste tipo são só uma das linhas de intervenção do Projecto, que visa cobrir os três municípios do litoral da província, Lobito, Benguela e Baia Farta, contando também com o programa radiofónico “Viver para Vencer”, emitido às terças-feiras na Rádio Morena e este Boletim Informativo.

Por: Luzia José, Oficial de Terreno

Sem comentários:

Dê suas mãos às comunidades!

Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...