terça-feira, 19 de setembro de 2006

Brevemente... Benguela ganha 2 novos projectos

Olá, car@ leitor(a)
Dentro de alguns (poucos) dias, inicia mais uma faze importante para a AJS, parceiros e comunidades, ao arrancarem efectivamente 2 projectos. Neste momento ultimam-se os procedimentos burocráticos para as aquisições do material e equipamento de apoio. São duas iniciativas, nomeadamente, o Projecto "Palmas da Paz" - Pacificação, Cidadania e Prevenção de Conflitos, e o Projecto "Viver contra a SIDA-3" - Cidadania e Saúde Preventiva. A serem financiados pela Embaixada Americana e pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) respectivamente, merceram selecção através de um concurso público. Em duas circunstâncias distintas, a AJS foi a única representante da província de Benguela, ombreando com as demais espalhadas um pouco por todo o país. No caso do Fundo Global, gerido pelo PNUD, participaram também oNGs internacionais.
Embora variem em função da temática de abordagem, ambos os projectos defendem a ideia segundo a qual, "a cidadania é resultado de um exercício permanente de educação e comunicação", e estão dirigidos de forma directa aos 3 munícipios do litoral de Benguela (Lobito, Baia Farta e Benguela). É o regresso de actividades extra-escolares aprendizagem interactiva e de sensibilização interpessoal, bem como de espaços radiofónicos de opinião/debate atrvés da Estação privada "Rádio Morena Comecial".
O Projecto "Palmas da Paz" foi implementado pela primeira vez de 2003 a 2004, com uma duração de 6 meses e apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (Usaid), através do Crea. Já o projecto "Viver contra a Sida", programa da AJS inicialmente suportado por quotas e donativos de membros e amigos desta Organização de jovens, foi lançado há 5 anos, contando em 2004 com pequeno financiamento da OXfam GB. Até então, ambos os programas têm tido um ritmo reduzido, por falta de financiamentos, já que a metodologia da sua implementação envolve custos, por regra, acima das capacidades da AJS.
Contamos conigo na monitoria das nossas actividades!

Sem comentários:

Dê suas mãos às comunidades!

Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...