sábado, 9 de setembro de 2006

Adeus Mendinho, mas dói

Era manhã de sábado, 2 de Setembro, quando o telefone tocou. "Infelizmente, Mendinho acabou por falecer essa manhã". Essas palavras davam ponto final à esperança de recuperação do companheiro Delgado Quessongo, o Mendinho, até então Coordenador interino da Okutiuka. Havia pouco menos de uma semana que teve de ser evacuado para Luanda, na esperança de receber um tratamento mais itensivo.

Mendinho. Jovem de estatura média, amigo, cómico, companheiro, "lutador", conhecê-mo-lo em dois mil, quando ainda caminhávamos às apalpadelas para a nossa afirmação, enquanto Organização. Cinco anos depois, o contacto passsa a ser mais frequente e aproxiamado devido à intenção de implementar-se um projecto conjunto no sector da Educação, e que depois de um ano de contactos com o doador e o governo está a ser desenvolvido no município do Caimbambo, desde princípios deste ano.

Foi Mendinho que apresentou a AJS à comunidade do Caimbambo. Foi Mendinho que se esforçou, arduamente, enquanto representante formal do parceiro Okutiuka, ao lado de Edmundo, o Representante da AJS, a batalhar para o estabelecimento do Projecto.

Hoje, e reconhecendo o vazio que fica, tanto dos seis anos de relação como colega de "profissão", como parceiro co-implementador, nada há a fazer que se iguale à grandeza da sua presença. De qualquer maneira, traçamos estas palavras, que podiam até ser bonitas, se não se revestissem de pranto; palavras que pelo menos servirão para confessarmos ao mundo que, apesar de reconhecer a morte como natural, somos fracos para prosseguir tão fortes e seguros por agora e para transmitir à sua família o carinho que a faltará!

Mendinho, não tiveste maneiras de nos deixar mal!!! Isso mesmo deixaremos expresso no email que te enviaremos, não importa se já não voltarás para o leres.

AJS - "Humildade, Justiça e Solidariedade"
Nós

Sem comentários:

JOVENS DEBATEM SOBRE - A JUVENTUDE E OS DESAFIOS DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL NAS "NOITE DE PALCO ABERTO"

O debate  destaca a visão dos jovens relactivamente aos problemas que   enfrentam no actual contexto da vida do nosso país e os ...