quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lançado alerta para a escassez de preservativos e retrovirais


Falando no acto da abertura do Seminário Nacional de Formação de Formadores, António Coelho, secretário executivo da ANASO, afirmou que a sua instituição pretende aumentar a capacidade das organizações nacionais para melhor servirem as famílias e as comunidades. Participam ao seminário, orientado por especialistas nacionais activistas de ONG coordenadores de projectos, supervisores, líderes religiosos e comunitários das províncias de Luanda, Cabinda, Cunene, Lunda-Sul e Huambo.

António Coelho disse que “este ano vai ser difícil para o país no capítulo da resposta nacional ao VIH/SIDA no que diz respeito à mobilização de fundos, porque em 2008 o projecto de Angola para Fundo Global tinha sido reprovado por deficiência técnica” e afirmou que para o presente ano, o Ministério da Saúde não concorreu a fundos internacionais para apoios às diferentes iniciativas da resposta nacional ao VIH/SIDA.

Sublinhou que o país se debate com escassez de retrovirais, ruptura de preservativos e problema de aquisição de reagentes. “O país poder conhecer brevemente uma suptura de retrovirais”, disse.

Em relação às ONG, António Coelho precisou que o país regista cerca de 200 organizações que trabalham fundamentalmente na prevenção, nos cuidados e na assistência. “Neste momento, estamos a reflectir se devemos continuar a estimular o surgimento de novas organizações ou se devemos apostar no fortalecimento das já existentes”, disse, sublinhando a necessidade de se responsabilizar as organizações nacionais e dotá-las de capacidade crítica para que possam discutir os problemas que afligem o país.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS), 207. 879 pessoas vivem com o vírus em Angola, sendo Luanda com 7.859, Cunene com 2.243 e Cabinda com 1.273 as províncias com as mais altas taxas de prevalência.

Fonte:JA/Angonoticias28 Jan 2009

Na foto: Maria Geovety de Brito "Soraya" (falecida a 31/07/07), foi o símbolo da seroprevalência e luta contra a estigmatização de pessoas vivendo com o VIH. Arquivo do Boletim informativo educativo e cultural "A voz do Olho"

Sem comentários:

Dê suas mãos às comunidades!

Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...