Taxa de Sida em Angola é a mais baixa da região PlusNews/Jornal de Angola/Angonoticias
Angola é o país da África Austral com a menor taxa de seroprevalência, afirmou a Helen Jackson, assessora sénior do Fundo das Nações Unidas para a População ao jornal on-line PlusNews.
A taxa de seroprevalência em Angola é inferior a quatro por cento. A funcionária alertou que o país deve reforçar as medidas de prevenção e combate à pandemia, recordando que Moçambique e África do Sul estavam numa situação semelhante em 1994.
“Angola deve olhar para estes casos de baixa seroprevalência de dez anos atrás e agir já”, disse Helen Jackson.
Ao nível mundial, a epidemia da Sida parece estabilizar, mas não na África Austral, indica um relatório da ONU/Sida. Em Moçambique, a seroprevalência continua a crescer, com uma média nacional de 16 por cento, equivalente a 1,8 milhões de pessoas. O avanço é maior nas províncias com ligações rodoviárias ao Malawi, Zimbabwe e África do Sul.
A África Austral ainda é o epicentro da Sida. Em 2005, um terço de todas a mortes por causa da Sida, no mundo, aconteceram na região, equivalente a 930 mil adultos e crianças.
De todos os seropositivos no mundo, a região alberga um de cada três adultos, quatro de cada dez crianças e metade das mulheres maiores de 15 anos.
“Isto dá uma ideia do nível do perigo para a população da região”, disse o coordenador regional para África austral e oriental da Onusida, Mark Stirling.
Na região, apenas o Zimbabwe, onde 1,7 milhões de pessoas vivem com HIV, a seroprevalência reduziu, em 2003, de 22 para 20 por cento.
As causas incluem maior uso de preservativos, desde os anos 1990, adiamento da primeira experiência sexual e redução de parceiros sexuais, além da alta mortalidade devido a Sida.
Os recursos disponíveis para a Sida, a nível global, aumentaram cinco vezes desde 2001.
Mas, para África Austral, o aumento nos recursos e a experiência acumulada, não resulta em menor seroprevalência.
20 Apr 2009
Fonte:PlusNews/Jornal de Angola [Comentar]
Seja bem vind@! Divulgamos acções e perspectivas da ONG Associação Juvenil para a Solidariedade, parceiros, e assuntos de interesse público. Somos apartidários e não lucrativos. Para nós, a cidadania é resultado de um exercício permanente de educação e comunicação. Contacto: ajslobito@yahoo.com.br ou ajsolidariedade@hotmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dê suas mãos às comunidades!
Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...
-
Visitar os municípios do interior de Benguela, nomedamente Cubal e Ganda, estes tidos como polos de desenvolvimento da província em perspect...
-
Você já fez cábula? É uma pergunta aparentemente simples, mas que deixa pouco à vontade muito boa gente, a depender da circunstância. Uma pr...
-
Encerrou no dia 07 de Novembro do corrente ano o ciclo de palestras sobre Saúde Preventiva Cidadania e Educação,...
2 comentários:
Viva irmaos Angolanos
Parabens, continuem assim pautando por um comportamento saudavel. O futuro dos africanos esta em suas maos e da maneira como encaram a vida. Espero que os outros paises, como Mocambique, minha terra natal, sigam o vosso exemplo.
Vosso Irmao
O Patriota
o la caros amigos, esatmops juntos por africa, e vamos continuar trabalho de modo mais sério, para que os indece de seroprevalencia possam cada vez mais reduzir. Nilton Cassoma
Enviar um comentário