segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Jovens debatem sobre “ Arte em Benguela ”






A importância da Arte na vida da juventude foi tema da 41 ª edição das “Noites de Palco Aberto” onde participaram mais de 53 jovens oriundos dos bairros do São João, Lobroque, Hondoquela, Santa Cruz, Calumba, Akongo, Bairro da Luz e não só, o encontro aconteceu no dia 08 de Novembro de 2015, (Domingo) no pátio dos escritórios da AJS, sita na vila do Bairro da Santa –Lobito.
Os desenhadores Dino Cassoma, Isaac Fuca, os Actores Edson Domingos, Paulino Pascoal, Adriano Rubem e o Modelo Fernando Pedro coloriram a noite com a arte de falar e do bem-fazer.
Durante duas horas e meia de conversa os jovens analisaram com profundidade sobre o contributo das arte na vida da Juventude sua dimensão sócio-cultural e social aspecto sobre a diferença entre a arte e profissão, as dificuldades os ganhos e desafios que os fazedores da arte enfrentam na província de Benguela. Os artistas presentes mostraram o que sabem fazer, os desenhadores Isaac Fuca e Dino Cassoma, desafiaram o público com a pintura dos seus quadros ao vivo.
Os nossos animadores afirmaram que a arte ajuda na construção da personalidade da pessoa quando é usada com responsabilidade e Amor.
A arte da Capoeira fez também parte dos atractivos da noite como uma demonstração cultural para consciencialização da juventude. A música dos Convencidos e a reportagem da TV Palco Aberto não faltaram do cardápio das “Noites de Palco Aberto”
De salientar que o respectivo encontro é uma iniciativa da Associação Juvenil para a Solidariedade – AJS, do Grémio de Artes Elongiso e dos jovens da Santa Cruz, enquadrada no projecto “Cidadania e Participação”.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CONFERÊNCIA PROVINCIAL DA JUVENTUDE “Juventude & Inclusão Social”





































A AJS realizou no dia 29 Outubro de 2015, no salão nobre da Administração Municipal de Benguela a conferência Provincial da Juventude  em  Benguela.
com os seguintes  objectivos:
Privilegiar a análise do grau de satisfação da juventude em Benguela, quanto à implementação das Políticas e Projectos públicos juvenis subjacentes ao Plano Nacional de Desenvolvimento.
Reforçar o engajamento dos jovens nas plataformas de planificação e tomada de decisão nos diferentes níveis (CACS e fórum de CNJA).
Sessão de abertura da conferência     foi lida pelo Coordenador executivo da AJS  Edmundo da Costa Francisco.   
Carlos Pacatolo – Mestre em Economia e Políticas Públicas falou sobre  aos compromissos do Plano Nacional de Desenvolvimento na sua visão.
Jurista Valdino Simas,  falou sobre a A Juventude e as Eleições: Descentralização e Autarquias. Avanços, Recuos e Perspectivas. e o Activista Social Dino Jimbi,  falou A juventude e o direito à Habitação. Avanços, Recuos e Perspectivas.
O invento foi marcado com dois momentos culturais com APROTEB e Tomas Gomes
participaram da mesma mais de 60 pessoas representantes da sociedade civil, partidos políticos, pessoas particulares entre outros.