quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Em Benguela, movimento Chalon Leva a Juventude a Reflectir Sobre o Resgate dos Valores Morais




O resgate dos valores morais na sociedade foi tema reflectido nesta Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013 na Sala de reuniões da Administração Municipal de Benguela.

Durante o evento, foram dissertados, os seguintes subtemas:

O resgate dos valores morais na religião, pelo Evangelista e Educador Social João Guerra;

A moda feminina no resgate dos valores morais, pela Drª. Maria Idalina Carlos, Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher em Benguela;

O Contributo jurídico nos vários comportamentos socias indecoros, pelo jurista Luciano Elias, advogado e Professor de Direito na Universidade Katiavala Bwila;

O Contributo da Cultura no resgate dos valores morais, pelo Director Provincial da Cultura em Benguela, Cristóvão Cajibanga

Na sua intervenção, o Educador Social João Guerra falou das três fases que o nosso país viveu antes durante e depois do período de guerra, o que levou os jovens a buscarem a Jesus para evitarem comportamentos indecorosos. Por outro lado, aquelas culturas que entram no nosso país devem ser evitadas pelos jovens, que devem velar pelo bom comportamento, uma vez que a Juventude angolana não pode se vender por coisas baratas.
Por seu turno, a Drª. Maria Idalina Carlos, Directora da Família e Promoção da Mulher falou sobre as Implicações da moda no resgate dos valores morais. No seu discurso, Idalina Carlos foi mais ao fundo dizendo que não se pode falar dos valores morais sem falar da família, porque é na família onde construirmos os alicerces e os pilares da nação.
A Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher disse que o Ministério que dirigi tem estado a trabalhar no combate ao alcoolismo e à violência domestica e avançou ainda que é importante que a família assuma o seu Papel na educação dos jovens. Terminou dizendo que os jovens devem apostar no comportamento positivo, estando enquadrados em organizações da sociedade civil, exercendo o nobre papel de activistas para desencorajar comportamentos não éticos.
Já o Jurista Luciano Elias começou por dizer que não existe sociedade sem lei, e na sociedade angolana há leis que devem ser cumpridas, obrigando os jovens a evitar comportamentos não éticos para prevenirem conflitos com a lei.
Por sua vez, Cristóvão Cajibanga, Director Provincial da Cultura – criticou duramente as festas para as quais a juventude pede autorização, gerando, entretanto, comportamentos indecorosos. Realçou o papel da cultura, no árduo processo de resgate dos valores morais.
De lembrar que esta foi a primeira iniciativa do género organizada pelo movimento religioso Chalon que juntou mais de cem (100) pessoas com principal incidência para jovens e adolescentes da cidade de Benguela.

Benguela, aos 18 de Setembro de 2013

Reportagem e redacção de Florentino Calei

Não Perca o VIver para Vencer


Violência nas Escolas. Causas, Consequências e vias de Solução  tema que estará em análise  hoje (4ª feira 18- Setembro-13), na Rádio Morena Comercial - Benguela/Angola.

Não deixe de acompanhar, logo mais, quando forem 17 horas, a 27ª sessão radiofónica "Viver para Vencer". Sintonize 97.5 ou 96.0 e oiça a Rádio Morena Comercial - Benguela.

"Viver para Vencer" - Fazemos rádio a contar consigo, na promoção da mudança social!
"Ligue e Participe! Nós damos voz à sua opinião!
 Como sempre, os ouvintes são igualmente chamados a participar, através do terminal telefónico +244 925 77 97 50.

Dê suas mãos às comunidades!

Há sensivelmente trinta quilômetros da cidade ferro-portuária do Lobito, na direcção Norte, entre montanhas, situa-se a localidade da Ha...